quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Prezi – A excelência da ferramenta está na sua limitação


Já dediquei neste meu espaço alguns posts ao Prezi. Ainda esta semana escolhia no edublogawards qual a melhor ferramenta e estava na dúvida entre o Prezi e o Twitter, depois de muitas considerações optei pelo Prezi, por razões que não vale a pena estar aqui a dissecar.

Hoje no Facebook num post colocado por um guru que aprecio muito, de seu nome João Greno Brogueira que gerou uma amena cavaqueira dei por mim a participar nela e no fim ficou-me uma vontade enorme de escrever sobre o Prezi.

Penso que a excelência do Prezi advém da sua limitação. Parece paradoxal mas explico o meu pensamento:
Acho que o Prezi foi "pensado" de raiz, a partir do conhecido KISS(Keep It Simple Stupid) e das ideias principais de uma apresentação eletrónica, ou seja, esta “deve” ser:
  • Grande – tamanhos pequenos é para ler em papel
  • Simples – Uso de cores,Regra dos 6x7 ou no máximo 8x9,"balas")
  • Limpa - Fontes, cores para enfatizar e contrastar
  • Consistente - focalizar,despertar a atenção
Óbvio que há muito mais numa apresentação para além disto, mas estes quatros itens são o pilar de uma excelente apresentação. É claro que me refiro ao aspeto gráfico, não ao conteúdo, essa parte é muito pessoal e terá muito haver com o que se pretende dizer/abordar. E poderia avançar e entrar mais em profundidade no tema das apresentações, mas isso é demasiado extenso para um post.

Posto isto, é fácil perceber a minha linha de pensamento, porque o Prezi nas suas funcionalidades não permite fugir muito dos conceitos de uma boa apresentação. Os modelos que existem, salvo uma ou outra exceção, contemplam cores balanceadas e com contrastes, fontes limpas, a animação é sempre igual(e fantástica) provocando a atenção da audiência e não a dispersão… ou seja permite muito pouco, e para mim ainda bem, porque assim o utilizador produz uma apresentação de qualidade e por outro lado, não “inventa”, não perde tempo a testar e concentra-se no mais importante: a mensagem(frame+locução).

A dificuldade de Prezi para o utilizador, está em sair da estrutura sequencial das apresentações e em transformar o conceito de diapositivo em frame.
Em nota de rodapé gostava de dizer que Powerpoint é muito mais difícil que Prezi. Se não concordam comigo, eu posso dizer que ensino prezi na sua totalidade em três horas! E Powerpoint? Quantas horas são precisas?

Vejam esta relíquia, um dois em um!

1 comentário:

  1. Concordo que o Prezi além de mais fácil é muito mais atraente que o Power Point!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...