segunda-feira, 19 de março de 2012

StoryJumper–crie livros com os alunos

 

storyjumper

Algo que gosto de fazer, é trabalhar com os miúdos do 1º ciclo. Sempre que tenho oportunidade tento desenvolver um projeto junto de colegas do 1º ciclo. Dá imenso prazer ensinar alunos sedentos de aprendizagem, com uma motivação extraordinária para aprender. É muito enriquecedor chegar à escola e ser recebido com muitos sorrisos e sair da escola sempre com a mesma a pergunta: “Quando é que vem outra vez?”. É gratificante!

No último projeto que colaborei trabalhamos com o Storyjumper, que é um serviço que permite a criação de livros online. É uma plataforma adequada para o 1º ciclo e onde o professor detém todo o controle sobre os trabalhos dos alunos. Ou seja, o professor cria a sua conta, a sua classe e depois dentro desta cria as contas para os seus alunos. Além disso, estes só editam quando o professor assim o entender, já que se pode bloquear a edição do documento. É claramente uma plataforma com cuidados de segurança.

Na plataforma pode-se personalizar todo o livro e adicionar cenários, personagens e texto. Para além dos muitos elementos disponibilizados pelo Storyjumper ainda podemos criar os nossos próprios elementos e fazer o upload destes para a plataforma.

A desvantagem da plataforma é que está em língua inglesa, mas isso é algo que os miúdos aprendem rápido a superar. Eles estão habituados a “ler” imagens!

Aconselho, principalmente os colegas do 1º ciclo a experimentarem e depois usarem em sala de aula, porque os miúdos vão adorar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...