sexta-feira, 27 de abril de 2012

Para elaborar pequenos tutoriais em vídeo

 

screencastomatic créditos da imagem screencast-o-matic

 

O Screencast-O-matic é um serviço web que permite gravar os movimentos do nosso ecrã. É muito interessante para elaborar pequenos tutoriais. Não necessita de nenhuma instalação, já que trabalha a partir do browser.

O ficheiro gerado pode ser automaticamente exportado para o Youtube ou para outros formatos(AVI,MP4 e FLV) que o serviço suporta. Tem capacidade para gravar os movimentos no nosso ecrã e também gravar a voz, caso disponha de um microfone.

Apresenta como limitação a gravação máxima de 15 minutos.

O processo de gravação é muito simples, iniciamos a gravação com um clique e em seguida escolhemos o tamanho da área de visualização que se pretende gravar. O interessante é que esta área(marcada a tracejado) fica sempre visível no ecrã e pode ser deslocada de um lado para outro.

A publicação para o Youtube é muito simples e só obriga ao preenchimento de dois campos. Claro que é preciso ter conta no Youtube. O processo de encode e de upload deste vídeo não demorou mais de 2 minutos.

Vejo este tipo de serviços ou aplicações muito interessantes para uso na educação, quer para nós professores criarmos os nosso tutorias quer mesmo para pedir aos alunos que façam eles alguns tutoriais ou apresentações.

Deixo aqui um pequeníssimo vídeo como exemplo e como incentivo a colocarem comentários no The Blog Teacher ;)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...