terça-feira, 13 de novembro de 2012

Jogos didáticos para a pré e o 1º ciclo

 

Cada vez mais os jogos têm uma preponderância na educação dos miúdos. É uma área em crescendo como refere Gee(2010:217) no seu Bons videojogos+Boa Aprendizagem

“Surgiu, no decorrer dos últimos anos um novo campo à volta dos videojogos e da aprendizagem. Este campo tem como fundamento a premissa de que os videojogos podem envolver os jogadores, em formas de aprendizagem ricas e profundas, num contexto extremamente estimulante. Os bons videojogos, defendem alguns, incorporam princípios de aprendizagem fortes – isto é, incorporam métodos de aprendizagem ricos - na sua própria concepção.”

Hoje partilhamos duas pequenas “plataformas” com jogos simples e destinados à pré-primária e ao primeiro ciclo.

O minisebran mais direcionado para a pré-primaria e o Sebran ABC mais destinado ao primeiro ciclo. Embora não tenha experiências neste campo, penso que estes jogos podem também ser utilizados com alunos com Necessidades Especiais.

O minisebran contempla jogos mais direcionados para a aprendizagem das letras e dos números. Já o Sebran ABC é mais direcionado para uma faixa etária superior e contempla jogos de :

  • operações aritméticas
  • jogos de cálculo mental
  • jogo da forca
  • jogos de memória, …

Duas “plataformas” muito pequenas, mas interessantes. Não esqueçam que o jogo é motivante para o seu utilizador(aluno).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...